Atualizado em 04/10/2024
O que fazer caso não consiga o estorno
Denuncie também nos canais do golpe
Como denunciar um golpe do Pix
- Peça IMEDIATAMENTE a devolução do Pix no seu Banco.
- O primeiro passo para golpes com Pix é entrar em contato com o seu Banco por telefone ou chat do aplicativo, falar que caiu em um golpe e pedir a devolução do dinheiro na conta de destino.
- Anote o protocolo do atendimento em que você solicitou a devolução do dinheiro no seu Banco. Você pode precisar dele futuramente para comprovar seu pedido de devolução.
- O nome técnico da solicitação de bloqueio do dinheiro de um golpe é MED (Mecanismo Especial de Devolução do Pix). Porém, nem sempre o atendente do seu Banco conhece o termo “MED”, por isso diga que caiu num golpe e que quer que ele solicite a devolução do Pix no Banco de destino. Lembrando que o MED não pode ser usado em casos de transações feitas por engano.
- Seu Banco tem até 30 minutos para registrar uma notificação de infração no Banco Central, bloqueando imediatamente o valor no Banco de destino (podendo ser parcialmente caso não haja saldo suficiente na conta).
- Importante: não espere para ir presencialmente na agência, pois seu gerente não consegue pedir a devolução de um Pix.
- Contatos para acionar o MED no seu Banco: Banco do Brasil | Bradesco | C6| Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros
- Faça uma denúncia no Banco de destino através do SOS Golpe.
- Você faz sua denúncia gratuita na central do SOS Golpe em menos de 3 minutos.
- SOS Golpe analisa as informações enviadas e faz um pedido por email de bloqueio do valor e da conta no Banco de destino.
- Importante: A denúncia do SOS Golpe é complementar ao passo anterior (MED) porque enriquece com mais informações sua denúncia no Banco de destino aumentando as chances de devolução do dinheiro do golpe.
- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) online do golpe do Pix.
- Encontre aqui o link da delegacia virtual do seu Estado e o passo a passo para preencher um B.O de golpe do Pix
- Importante: o B.O é essencial para que a Polícia investigue o crime e caso você precise entrar na Justiça.
O que fazer caso não consiga a devolução em 7 dias
Após seu Banco ter acionado o MED (Mecanismo Especial de Devolução do PIX), o Banco de destino bloqueia imediatamente o valor (total ou parcial) na conta e tem um prazo de até 7 (sete) dias para analisar a solicitação de devolução.
Se for comprovada a fraude e ainda tiver saldo na conta de destino, o dinheiro será devolvido na sua conta.
Como os criminosos costumam esvaziar rapidamente a conta de destino, infelizmente não há garantia de recuperação de 100% dos prejuízos após um golpe do PIX.
Se você não receber o dinheiro de volta, você ainda pode tentar outras medidas administrativas:
⚠️ Reclamar na Ouvidoria: caso o seu Banco ainda não tenha respondido sobre o pedido de devolução do valor.
Contatos para acionar o MED no seu Banco: Banco do Brasil | Bradesco | C6| Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros
⚠️ Reclamar no Banco Central: explicando o golpe e pedindo para saber se a conta de destino era falsa ou laranja (alugada).
⚠️ Reclamar no Consumidor.gov.br: explicando o ocorrido, descrevendo toda a jornada da denúncia e pedindo a devolução do dinheiro no Banco de destino.
⚠️ Reclamar no Procon da sua cidade
Caso nenhuma medida administrativa tenha surgido efeito, você pode acionar um advogado especializado em golpes e entrar com uma ação na Justiça para tentar conseguir seu dinheiro de volta por vias legais.
Dica: realizar todos os passos administrativos aumentam a chance de sucesso do processo.
Denuncie também nos canais do golpe
Denunciar o canal do golpe não aumenta suas chances de conseguir o dinheiro de volta, porém ajuda a evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.
🟢 Whatsapp: preencha o formulário do WhatsApp. Depois de preencher, acesse a conversa com o golpista, clique no número de telefone e, em seguida, selecione ”Denunciar contato” > ”Denunciar e bloquear”.
⚪ Telegram: na mensagem com o golpista, toque na foto ou nome do usuário >. selecione “Bloquear” e depois “Denunciar” > selecione a categoria como “Falsa Identidade” > conte sobre o golpe e inclua capturas de tela das mensagens.
🟣 Instagram: vá até o perfil do golpista e, no canto superior direito, clique nos três pontinhos. Clique em denunciar, selecione ”Algo sobre essa conta” e depois de clicar em ”Outro motivo”, clique em ”Golpe ou fraude”.
🔵 Facebook: basta acessar o perfil ou a página que deseja denunciar, clicar nos três pontinhos sob a foto de capa, selecionar ”Obter apoio ou denunciar” e seguir as instruções do Facebook.