Atualizado em 24/02/2025
O que fazer caso não consiga recuperar
Denuncie também nos canais do golpe
Como denunciar um golpe do Pix
- Peça IMEDIATAMENTE a devolução do Pix no seu Banco.
- O primeiro passo depois de um golpe do Pix é entrar em contato com o seu Banco por telefone ou chat do aplicativo, falar que caiu em um golpe e pedir a devolução do dinheiro na conta de destino.
- Anote o protocolo do atendimento em que você solicitou a devolução do dinheiro no seu Banco. Você pode precisar dele futuramente para comprovar seu pedido de devolução.
- O nome técnico da solicitação de bloqueio do dinheiro de um golpe é MED (Mecanismo Especial de Devolução do Pix). Porém, nem sempre o atendente do seu Banco conhece o termo “MED”, por isso diga que caiu num golpe e que quer que ele solicite a devolução do Pix no Banco de destino. Lembrando que o MED não pode ser usado em casos de transações feitas por engano.
- Seu Banco tem até 30 minutos para registrar uma notificação de infração no Banco Central, bloqueando imediatamente o valor no Banco de destino (podendo ser parcialmente caso não haja saldo suficiente na conta).
- Importante: não espere para ir presencialmente na agência, pois seu gerente não consegue pedir a devolução de um Pix.
- Contatos para acionar o MED no seu Banco: Banco do Brasil | Bradesco | C6| Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros
- Faça uma denúncia no Banco de destino através do SOS Golpe.
- Você faz sua denúncia gratuita na central do SOS Golpe em menos de 3 minutos.
- SOS Golpe analisa as informações enviadas e faz um pedido por email de bloqueio do valor e da conta no Banco de destino.
- Importante: A denúncia do golpe do Pix no SOS Golpe é complementar ao passo anterior (MED) porque enriquece com mais informações sua denúncia no Banco de destino aumentando as chances de devolução do dinheiro do golpe.
- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) online do golpe do Pix.
- Encontre aqui o link da delegacia virtual do seu Estado e o passo a passo para preencher um B.O de golpe do Pix
- Importante: o B.O é essencial para que a Polícia investigue o crime e caso você precise entrar na Justiça.
O que fazer caso não consiga recuperar um Pix de golpe
Após seu Banco ter acionado o MED (Mecanismo Especial de Devolução do PIX), o Banco de destino bloqueia imediatamente o valor (total ou parcial) na conta e tem um prazo de até 7 (sete) dias para analisar a solicitação de devolução.
Se for comprovada a fraude e ainda tiver saldo na conta de destino, o dinheiro será devolvido na sua conta.
Como os criminosos costumam esvaziar rapidamente a conta de destino, infelizmente não há garantia de recuperação de 100% dos prejuízos após um golpe do PIX.
Se você não receber o dinheiro de volta, você ainda pode tentar outras medidas administrativas:
⚠️ Reclamar na Ouvidoria: caso o seu Banco ainda não tenha respondido sobre o pedido de devolução do valor.
Contatos para acionar o MED no seu Banco: Banco do Brasil | Bradesco | C6| Caixa | Inter | Itaú | Mercado Pago | Neon | Nubank | PagSeguro (PagBank) | Santander | Outros
⚠️ Reclamar no Banco Central: explicando o golpe do Pix e pedindo para saber se a conta de destino era falsa ou laranja (alugada).
⚠️ Reclamar no Consumidor.gov.br: explicando o ocorrido, descrevendo toda a jornada da denúncia e pedindo a devolução do dinheiro no Banco de destino.
⚠️ Reclamar no Procon da sua cidade
Caso nenhuma medida administrativa tenha surgido efeito, você pode acionar um advogado especializado em golpes e entrar com uma ação na Justiça para tentar conseguir seu dinheiro de volta por vias legais.
Dica: realizar todos os passos administrativos aumentam a chance de sucesso do processo.
Denuncie também nos canais do golpe
Denunciar o canal do golpe do Pix não aumenta suas chances de conseguir o dinheiro de volta, porém ajuda a evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.
🟢 Whatsapp: preencha o formulário do WhatsApp. Depois de preencher, acesse a conversa com o golpista, clique no número de telefone e, em seguida, selecione ”Denunciar contato” > ”Denunciar e bloquear”.
⚪ Telegram: na mensagem com o golpista, toque na foto ou nome do usuário >. selecione “Bloquear” e depois “Denunciar” > selecione a categoria como “Falsa Identidade” > conte sobre o golpe e inclua capturas de tela das mensagens.
🟣 Instagram: vá até o perfil do golpista e, no canto superior direito, clique nos três pontinhos. Clique em denunciar, selecione ”Algo sobre essa conta” e depois de clicar em ”Outro motivo”, clique em ”Golpe ou fraude”.
🔵 Facebook: basta acessar o perfil ou a página que deseja denunciar, clicar nos três pontinhos sob a foto de capa, selecionar ”Obter apoio ou denunciar” e seguir as instruções do Facebook.
Quais são os tipos de golpe do Pix?
Golpistas frequentemente empregam diversas táticas para enganar usuários e obter transferências via Pix. A seguir, destacamos os 5 golpes do pix mais comuns e como eles são aplicados:
1. Compra de Produtos ou Serviços em Lojas ou Perfis Falsos
Criminosos criam lojas virtuais ou perfis em redes sociais que simulam ser de empresas legítimas, oferecendo produtos ou serviços a preços atrativos. Após o pagamento via Pix, o produto nunca é entregue, e o perfil ou loja desaparece.
2. Ofertas de Multiplicação ou Investimento de Dinheiro
Golpistas prometem retornos financeiros elevados e rápidos por meio de investimentos fraudulentos ou esquemas de multiplicação de dinheiro. Após a transferência via Pix, a vítima não recebe o retorno prometido e perde o valor investido.
3. Impostor pedindo dinheiro emprestado
Golpistas se passam por familiares ou amigos em situação de emergência, pedindo dinheiro emprestado via Pix para resolver um problema urgente (conta atrasada, conserto do carro, etc.).
4. Ofertas de Emprego ou Renda Extra
Golpistas anunciam vagas de emprego ou oportunidades de renda extra que exigem um pagamento inicial para materiais, treinamentos ou cadastros. Após o pagamento via Pix, a vaga ou oportunidade não se concretiza, e o contato é encerrado.
5. Produto sendo vendido em rede social hackeado
Golpistas invadem contas de redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) e se passam pelo dono da conta para oferecer produtos (eletrônicos, móveis, etc.) com preços abaixo do mercado que nunca serão entregues.
Lembre-se: a melhor forma de se proteger é a prevenção. Desconfie sempre de ofertas e mensagens que parecem boas demais para ser verdade, verifique a autenticidade de qualquer solicitação antes de fazer um Pix e nunca compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos.