Sequestro do PIX

Atualizado em 28/05/2024

O sequestro do PIX é uma ameaça real e crescente que requer vigilância constante por parte dos usuários de serviços bancários digitais. Entenda mais e proteja-se contra o Golpe do Pix em caso de sequestro.

O que é o Golpe

Como funciona

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o golpe do sequestro do PIX?

Um golpe em que criminosos obtêm acesso indevido às contas bancárias das vítimas e exigem o pagamento de resgate por meio de transferências utilizando o sistema Pix. Essa modalidade criminosa aproveita as vulnerabilidades das transações financeiras digitais para obter ganhos ilícitos.

📢 Foi vítima de um Golpe do PIX? Saiba como denunciar e tentar recuperar seu dinheiro de volta

Como o sequestro do PIX acontece

➡️Os sequestradores planejam cuidadosamente o ato, selecionando suas vítimas com base em diversos fatores, como riqueza, posição social ou oportunidade.

➡️Eles podem usar táticas como abordagens violentas, intimidação, ameaças, sedação ou coação psicológica para conseguir dinheiro.

➡️PIX para liberação: as vítimas são forçadas a realizar transferências financeiras usando o Pix para contas específicas fornecidas pelos sequestradores para conseguirem serem liberadas.

3 dicas para se proteger do sequestro do PIX

  1. Defina um limite para pagamentos e transferências, dessa forma após atingir o limite estabelecido as transações são bloqueadas.
  2. Mantenha-se vigilante em relação a qualquer atividade ou comportamento que possa indicar que você está sendo observado ou seguido. Se você suspeitar de algo, procure um local movimentado ou seguro e entre em contato com as autoridades imediatamente.
  3. Desenvolva um plano de segurança pessoal para situações de emergência. Isso pode incluir ter números de emergência salvos em seu telefone, informar amigos ou familiares sobre sua localização e horários e manter-se atualizado sobre medidas de segurança recomendadas em sua região.

Como denunciar uma tentativa de sequestro do PIX

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de avaliações: 5

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.