Golpe do SIM swap

Atualizado em 28/05/2024

Neste artigo, vamos explicar o que é o golpe do Sim Swap, como ele acontece e fornecer dicas valiosas para ajudá-lo a se proteger de um Golpe do Pix depois de ter o chip trocado.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

O que é o golpe

Como acontece o golpe

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o golpe do SIM swap?

O Golpe do Sim Swap ocorre quando um golpista obtém acesso às suas informações pessoais e, em seguida, solicita à sua operadora de telefonia móvel a troca do seu número de telefone para um novo chip (portabilidade), que está sob controle do criminoso.

Com o controle do seu número de telefone, o golpista pode interceptar mensagens de texto, chamadas e acessar contas online que utilizam a autenticação de dois fatores por SMS.

Como o golpe do SIM swap acontece

➡️Geralmente, os golpistas obtêm informações pessoais através do envio de mensagens ou e-mails falsos se passando por empresas legítimas para enganar as vítimas e levá-las a revelar informações confidenciais. Com esses dados em mãos, eles entram em contato com a operadora de telefonia móvel e se passam pela vítima, solicitando a portabilidade do número para outro chip.

➡️De posse de um chip em branco e dados do usuário, um golpista liga para o operadora se passando pela vítima, fornece os dados necessários e solicita a ativação do número no novo chip. A partir daí, o fraudador tem acesso a ligações, mensagens SMS e senhas, podendo ativar apps como o WhatsApp em seu aparelho.

Com os aplicativos ativos, o criminoso passa a mandar mensagens aos contatos em nome da vítima, geralmente pedindo dinheiro ou aplicando outros golpes.

3 dicas para se proteger do golpe do SIM swap

  1. Desconfie de mensagens ou e-mails não solicitados que pedem informações pessoais. Verifique cuidadosamente a autenticidade de qualquer solicitação antes de fornecer dados confidenciais.
  2. Reforce a segurança das suas contas: Utilize medidas adicionais de segurança, como autenticação de dois fatores por aplicativo autenticador ou chave de segurança física. Evite depender exclusivamente de SMS para autenticação.
  3. Entre em contato com sua operadora de telefonia: Informe-se sobre as medidas de segurança adicionais que a operadora oferece para proteger sua conta contra golpes do Sim Swap. Algumas operadoras podem oferecer códigos PIN ou senhas extras para autenticação.

Como denunciar uma tentativa de golpe do SIM Swap

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de avaliações: 4

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.