Atualizado em 27/09/2024
Saiba como recuperar Pix de golpe e aumente suas chances de recuperação fazendo uma denúncia gratuita na Central SOS Golpe
O que é o Golpe do Hospital?
Um golpe que acontece em um momento de extrema fragilidade: em Hospitais. Nesse golpe, os criminosos se apresentam como funcionários de hospitais e clínicas médicas para obter dinheiro de pessoas que estão com familiares internados em algum hospital, com a promessa de remédios, bolsas de sangue ou tratamentos imediatos.
Uma das principais características do golpe do hospital é a urgência. Os golpistas costumam solicitar um pagamento via PIX alegando que alguém da família da vítima precisa realizar um procedimento ou ter acesso a medicamentos específicos. Tudo o que supostamente não está incluso no convênio médico ou não está disponível no hospital no momento.
O objetivo é se aproveitar do momento de fragilidade da vítima para conseguir o dinheiro, normalmente pago via PIX. No momento em que o pagamento é feito, o golpista some com o dinheiro da vítima.
📢 Foi vítima de um golpe do Pix? Denuncie na Central do SOS Golpe
Exemplos do Golpe do Hospital
➡️ Solicitação de transferência bancária (via PIX) para cobrir possíveis exames e tratamentos;
➡️ Sinais de urgência excessiva alegando piora no estado de saúde ou até risco de vida caso medidas não sejam tomadas de forma imediata;
➡️ Abordagem via ligação telefônica ou WhatsApp, falando diretamente com a vítima e sem nenhum vínculo com meios de comunicação oficiais do hospital e/ou da clínica.
3 dicas para se proteger do Golpe do Hospital
- Atente-se ao número que fez a ligação e confira se é o mesmo do hospital
- Procure fornecer o telefone de um familiar menos emocional e que possa perceber caso seja um golpe;
- Entre em contato direto com o setor administrativo do hospital e verifique se existem cobranças.
Como denunciar uma tentativa de Golpe do Hospital
Faça sua denúncia na Central do SOS Golpe que enviaremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.