Golpe do Tinder

Atualizado em 28/05/2024

Neste artigo, abordaremos as variações do golpe que se aproveita da vulnerabilidade emocional das pessoas para roubar itens de valor ou até conseguir dinheiro aplicando o Golpe do Pix.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

O que é o Golpe

Como acontece o golpe

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

O que é o golpe do Tinder?

O Golpe do Tinder é uma prática criminosa em que usuários mal-intencionados se aproveitam da confiança e vulnerabilidade emocional das pessoas que utilizam o aplicativo. Os golpistas geralmente se apresentam como pessoas interessantes e atraentes, estabelecem um relacionamento virtual e, posteriormente, buscam obter vantagens financeiras.

Como o golpe do Tinder acontece

➡️O golpista cria um perfil falso, utilizando fotos atraentes e uma descrição cativante, para atrair a atenção de usuários do Tinder. Após o match, o golpista investe tempo e esforço para criar um relacionamento virtual, compartilhando histórias pessoais e demonstrando empatia.

➡️Emergência financeira: em algum momento, o golpista apresenta uma situação de emergência financeira, como um roubo, sequestro ou qualquer outro evento dramático, que requer uma transferência, normalmente via PIX, para resolver o problema.

➡️Roubo no encontro: ao realizar o encontro na casa da vítima, o golpista aproveita para oferecer bebida ou alguma distração para conseguir roubar pertences de valor e depois ir embora sem levantar suspeitas.

➡️Sequestro: o golpista sequestra e mantém a vítima em cárcere com a exigência de uma ou mais transferências via PIX para o fim do sequestro.

3 dicas para se proteger do golpe do Tinder

  1. Pesquise o perfil: realize uma pesquisa de imagens para verificar se as fotos do perfil são autênticas ou se foram retiradas de outras fontes/são pessoas diferentes em cada foto.
  2. Prefira encontros em locais públicos: ao marcar um encontro pessoalmente, opte por locais públicos e informe amigos ou familiares sobre seus planos. Evite ao máximo receber desconhecidos na sua casa.
  3. Desconfie de histórias dramáticas ou situações de emergência: se alguém com quem você está interagindo no Tinder apresentar uma história trágica repentina ou pedir dinheiro de forma urgente, isso pode ser um sinal de alerta.

Como denunciar uma tentativa de golpe do Tinder

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de avaliações: 5

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.