Atualizado em 27/09/2024
Caso tenha sido vítima de algum golpe do Pix, confira nosso protocolo de como recuperar Pix de golpe e aumente suas chances de recuperação fazendo uma denúncia gratuita na Central SOS Golpe.
Como o Golpe do Intermediário acontece?
O Golpe do Intermediário consiste em golpistas que se utilizam de anúncios reais de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos em sites de compra e venda. O objetivo do golpe é se aproveitar de anúncios reais para receber o pagamento de quem se interessar pelo veículo. No Golpe do Intermediário, tanto o comprador quanto o vendedor são enganados e se tornam vítimas.
O início do Golpe
O golpe começa quando o criminoso entra em contato com o vendedor, que será chamado a partir de agora como a Vítima A , pedindo mais informações sobre o veículo e fazendo uma oferta de negociação. Nessa oferta, ele costuma citar que a compra do carro seria para quitar dívidas com uma outra pessoa, geralmente parentes, funcionários ou amigos.
Em seguida, o golpista cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo que acabou de demonstrar interesse e coloca o preço abaixo da média do mercado para chamar atenção de possíveis compradores. Quando um comprador demonstra interesse e entra em contato pelo anúncio falso, o golpe já tem sua outra vítima, que vamos chamá-la de Vítima B.
O golpista, que agora se passa pelo vendedor do carro, diz ao comprador que a venda resolverá uma dívida, justificando a suposta razão do preço abaixo do mercado sem levantar muita suspeita.
A visita
O criminoso então faz duas vítimas (o vendedor do anúncio verdadeiro e o comprador que se interessou pelo anúncio falso) se encontrarem, sem saber que estão conversando com outra pessoa e pede para ambas as partes para não comentar sobre preço na visita.
Para o vendedor (Vítima A), o golpista avisa que um parente ou funcionário está indo ver o carro. Enquanto isso, o comprador (Vítima B) acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. Durante todo o processo, o golpista não se encontra pessoalmente com nenhuma das vítimas e fica apenas como um intermediário entre as partes.
O pagamento
Após a visita, o golpista fecha negócio com o comprador interessado no veículo (Vítima B) e segue para acertar o pagamento e concluir o golpe.
O comprador, faz o pagamento acreditando estar comprando o veículo mas na verdade acaba de cair em um golpe. A vítima só se dá conta do Golpe do Intermediário quando solicita os documentos de transferência do carro e não recebe mais resposta.
No momento em que o pagamento é feito, geralmente pelo PIX, o golpista some como dinheiro da Vítima B, que na verdade nunca comprou o veículo da Vítima A.
📢 Foi vítima de um golpe do Pix? Denuncie na Central do SOS Golpe
Exemplos do Golpe do Intermediário
Abaixo, separamos alguns exemplos para você entender como o Golpe do Intermediário acontece:
➡️ Ofertas de preço muito abaixo do mercado e tabela FIPE;
➡️ Negociação envolvendo terceiros como funcionários, amigos ou conhecidos de quem compra e/ou de quem vende;
➡️ Pedido de sigilo sobre os valores negociados.
📢 Foi vítima de um golpe do Pix? Denuncie na Central do SOS Golpe
3 dicas para se proteger do Golpe do Intermediário
- Não confie totalmente em ofertas muito boas, consulte a tabela FIPE e o preço médio do modelo de carro que está procurando para garantir;
- Dê preferência para anúncios com perfil verificado, com o símbolo de “visto” (✓) ao lado do nome de quem compra/vende;
- Realize toda a negociação no chat do site de compra e venda para ter mais segurança, dessa forma, será mais fácil pedir ajuda e ter um histórico caso algo dê errado.
Como denunciar uma tentativa de Golpe do Intermediário
Faça sua denúncia na Central do SOS Golpe que enviaremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.