Os 3 golpes do INSS mais frequentes e como se proteger

Atualizado em 28/05/2024

Descubra as táticas frequentemente utilizadas por indivíduos mal-intencionados para aplicar golpe do Pix ou obter informações de pessoas que recebem benefícios do INSS.

Caiu no golpe? Receba atendimento gratuito pelo SOS Golpe e aumente as chances de recuperar o dinheiro.

Valores pendentes a receber

Benefício bloqueado

Prova de vida online

Como se proteger

Como denunciar uma tentativa

Valores pendentes a receber

No esquema conhecido como “golpe dos valores pendentes”, o golpista entra em contato (geralmente por meio de WhatsApp ou SMS) e alega que o indivíduo aposentado possui pagamentos atrasados do seu benefício da Previdência.

O impostor alega que é necessário efetuar o pagamento de uma taxa, normalmente via PIX, para liberar os valores pendentes. Em seguida, solicita a transferência do valor, afirmando que somente após o pagamento da taxa os valores serão liberados.

É compreensível que muitas pessoas fiquem surpresas com a possibilidade de receber dinheiro extra da Previdência, mas é importante estar atento. Quando uma oferta parece boa demais, é prudente desconfiar.

📢 Foi vítima de um Golpe do PIX? Saiba como denunciar e tentar recuperar seu dinheiro

Benefício bloqueado

Neste golpe, o criminoso entra em contato com a pessoa aposentada (geralmente por meio de WhatsApp ou SMS), fazendo-se passar por um atendente do INSS, e o alerta sobre o iminente bloqueio do seu benefício devido a dados cadastrais desatualizados.

O impostor argumenta que a atualização é simples e solicita que o aposentado forneça informações pessoais, como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outros detalhes.

Acreditando estar se comunicando com um servidor legítimo do INSS, o aposentado acaba fornecendo as informações solicitadas. Esses dados fornecem ao criminoso a oportunidade de cometer fraudes em nome do segurado, como solicitar um empréstimo consignado que será posteriormente descontado do benefício mensal

Prova de vida online

Nesse caso, os golpistas entram em contato (geralmente por meio de WhatsApp ou SMS) informando os pensionistas ou aposentados sobre a necessidade de realizar a prova de vida digital, um método adotado devido à pandemia de Covid-19. O falso atendente, fingindo representar o INSS, solicita que a vítima confirme seus dados pessoais e bancários.

Em seguida, o impostor solicita o envio de uma foto recente e documentos digitalizados. Com as informações confirmadas e a foto do documento de identidade, os criminosos podem cometer fraudes financeiras, como abrir contas fraudulentas em nome da vítima, que serão utilizadas para outros golpes ou obtenção de crédito e empréstimos em instituições financeiras

Como se proteger de Golpes do INSS

Para se proteger desses golpes e garantir seus direitos previdenciários, é fundamental seguir algumas precauções.

  1. Desconfie de mensagens relacionadas ao INSS recebidas via WhatsApp ou SMS. Fique atento ao número de telefone, à foto do contato e à forma de comunicação. Geralmente, as comunicações oficiais são realizadas por canais legítimos, como o sistema Meu INSS.
  2. Nunca compartilhe informações pessoais e bancárias por telefone ou mensagem. Se alguém estiver pressionando para obter esses dados, pode ser um golpe.
  3. Utilize o site Meu INSS como fonte confiável. Esse é o canal oficial do INSS, onde estão registrados todos os prazos e instruções para o agendamento de pagamentos no perfil do segurado.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do INSS

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de avaliações: 4

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.