Atualizado em 27/09/2024
Caso tenha sido vítima de algum golpe do Pix, confira nosso protocolo de como recuperar Pix de golpe e aumente suas chances de recuperação fazendo uma denúncia gratuita na Central SOS Golpe.
O que é o Golpe da falsa central de atendimento
Acessar a conta bancária e reconhecer todas as movimentações é algo que não costuma gerar pânico em ninguém.
Mas e quando alguém se passando por um atendente de call center diz que o saldo que você vê no aplicativo está errado, que, na verdade, sua conta está bloqueada e golpistas estão sacando e realizando PIX sem o seu consentimento?
É assim que funciona o Golpe do Pix da Falsa Central, um teatro em que criminosos fingem ser funcionários do banco, comunicando a vítima sobre um roubo que não aconteceu.
Como acontece o Golpe da falsa central de atendimento
Criminosos enviam uma mensagem de SMS, email ou Whatsapp para a vítima confirmando uma transação financeira com um telefone de contato para contestação da transferência.
Na maioria das vezes o telefone para contato é um 0800, o que ajuda a passar credibilidade. No entanto, esse é o telefone da falsa central e quem atende a ligação é um golpista.
A pessoa que atende o telefone é calma, bem preparada e tem respostas ensaiadas. Ela pergunta o que aconteceu e pede que a vítima confirme alguns dados, como CPF, RG, nome da mãe, agência e conta.
Na sequência, o atendente pede que a vítima acesse o aplicativo ou internet banking. Em alguns casos, o atendente até fala quais foram as últimas movimentações que realmente foram feitas na conta.
Em seguida, são citadas movimentações como PIX e saques que a vítima não consegue identificar no aplicativo. A justificativa dada pelo golpista se passando por atendente é que a conta foi invadida e o que aparece, na verdade, é uma versão desatualizada do saldo. Esse momento pode ser bem desesperador, porque o golpista fala movimentações que a vítima não consegue ver.
É importante dizer que essas transferências, pagamentos e compras feitas no cartão não existem, por isso não dá para vê-las. Mas é parte do golpe dizer que elas estão acontecendo para confundir a vítima.
A solução que o falso atendente oferece à vítima é que ela transfira todo o dinheiro para uma outra conta. Dessa maneira, o banco poderia identificar as movimentações feitas pelos criminosos e devolver o dinheiro em algumas horas.
🛑Atenção: a conta que o atendente pede para fazer o PIX é, na verdade, a conta de um golpista. Ao seguir as orientações da falsa central, a vítima transfere todo dinheiro para um criminoso. É aí que a fraude realmente acontece.
Depois de realizar a transferência, os bandidos pedem para a vítima não acessar a conta, pois eles estariam passando uma camada extra de proteção como forma de evitar novas fraudes. Mas é apenas uma maneira de ganhar tempo sem que a fraude seja descoberta.
📢 Foi vítima de um golpe do Pix? Denuncie na Central do SOS Golpe
4 dicas para se proteger do Golpe da falsa central de atendimento
- A fonte mais atualizada para você consultar as movimentações na sua conta é o aplicativo do banco. Caso tenha alguma dúvida, peça um atendimento por lá ou vá pessoalmente à sua agência.
- O telefone para você falar com seu banco encontra-se no verso do seu cartão ou nos canais oficiais da instituição. Não ligue para números de telefone nem acesse links recebidos por SMS, email ou Whatsapp
- Cuide dos seus dados pessoais. Não diga seu RG, CPF, sobrenome, nome da mãe, endereço, banco onde você tem conta, nem seu endereço.
- Se alguém ligar para você se passando por uma funcionário do banco, ignore e entre em contato pelo aplicativo ou vá pessoalmente a uma agência.
Como denunciar uma tentativa de Golpe da falsa central de atendimento
📢 Foi vítima de um golpe do Pix? Denuncie na Central do SOS Golpe