Golpe do PIX: os 5 golpes mais comuns

Atualizado em 28/05/2024

As diversas modalidades de Golpe do Pix estão cada vez mais frequentes na vida dos brasileiros, pensando nisso a Silverguard fez um mapeamento inédito dos golpes financeiros via PIX que mais apareceram nas denúncias do SOS Golpe no primeiro semestre de 2023

No SOS Golpe recebemos e apoiamos diariamente inúmeras vítimas de golpes financeiros que nos contam qual foi a estratégia do golpista para enganá-las. Selecionamos os 5 golpes mais comuns do primeiro semestre de 2023 para você conhecer e se proteger.

Golpe do Sorteio

Golpe do falso e-commerce

Golpe da pirâmide de investimento

Golpe do roubo de rede social

Golpe do Falso leilão

Golpe do sorteio

Esse golpe envolve mensagens de texto (em especial via WhatsaApp ou SMS), e-mails ou ligações afirmando que você ganhou um sorteio e precisa fazer um pagamento via Pix para receber seu prêmio (normalmente para custear o frete).

O objetivo dos golpistas é convencê-lo a transferir dinheiro de forma antecipada, mas, na realidade, não há prêmio algum. Assim que a pessoa faz a transferência financeira, o golpista bloqueia o contato e some com o dinheiro. Desconfie de solicitações de pagamento para resgate de prêmios que você não se cadastrou (e mesmo aqueles que você se inscreveu que te abordam de maneira suspeita).

Golpe do falso e-commerce

Nesse golpe, você encontra um anúncio online de um produto (geralmente mais caro, como um eletrônico ou eletrodoméstico – videogame, televisão, geladeira) com um preço muito atraente. Após realizar o pagamento via Pix, o produto nunca chega e o vendedor desaparece. Desconfie de ofertas suspeitas com preços muito abaixo do mercado e sempre verifique a reputação do vendedor e as avaliações de outros compradores antes de realizar qualquer pagamento.

Golpe da pirâmide de investimento

Mais conhecido como pix multiplicador ou Robô do pix, esse golpe promete retornos financeiros altos e rápidos por meio de investimentos em esquemas de pirâmide. Os golpistas recrutam novos investidores, que são pagos com o dinheiro dos investidores anteriores, criando uma ilusão de lucros consistentes.

No entanto, em algum momento, o esquema entra em colapso, deixando a maioria dos investidores no prejuízo. Desconfie de propostas de investimento com promessas exageradas de retorno e pesquise sobre a empresa ou pessoa por trás do esquema antes de investir qualquer quantia.

Roubo de rede social

Nesse golpe, os criminosos assumem o controle de uma conta de rede social (geralmente Instagram ou Facebook) de uma pessoa conhecida e, em seguida, enviam mensagens via DM (mensagem direta) solicitando transferências de dinheiro aos seus seguidores via Pix.

Eles se aproveitam da confiança existente entre conhecidos, amigos e familiares para obter dinheiro de forma fraudulenta. Ao receber uma mensagem assim, se pergunte: essa pessoa costuma pedir empréstimo? Ela escreve dessa maneira? Na dúvida, desconfie e verifique a autenticidade das solicitações de transferência, entrando em contato diretamente com a pessoa através de outros meios de comunicação, pelo WhatsApp ou ligação telefônica

Falso leilão

Golpistas criam anúncios falsos de leilões online, oferecendo produtos a preços atrativos. Após realizar o pagamento via Pix, o comprador descobre que o leilão era falso e não recebe o produto. Verifique a reputação do site de leilões e pesquise sobre o vendedor antes de participar de qualquer leilão online.

Como denunciar uma tentativa de Golpe do PIX?

Envie a fotografia da sua tela (print screen) da tentativa de golpe para nosso WhatsApp que faremos a denúncia da tentativa nas instituições financeiras e canais de comunicação.

Este protocolo ajudou? Então avalie com 5 estrelas:

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de avaliações: 5

Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este artigo.